AEE_Fechamento_Marinete Magalhães
As Salas
de Recursos Multifuncionais são espaços que devem existir nas escolas
regulares hoje para que nelas sejam realizado o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) dos alunos com Deficiência, Transtornos Globais do
Desenvolvimento e Altas habilidades/superdotação, por meio do desenvolvimento
de estratégias de aprendizagens centradas em um novo fazer pedagógico que
favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, dando-lhes subsídios para
que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar de forma plena. E é
nesse espaço que o professor de AEE deve atuar,
o qual desempenha um papel importante quando exerce sua função de forma
dinâmica e colaborativa com o professor de sala de aula regular, sendo ele o
responsável em estabelecer contato inicial com o aluno com a família e com os
profissionais de diferentes áreas do conhecimento que possam vir a contribuir
com o desenvolvimento educacional dos alunos. Ele deve também participar e
organizar encontros entre os profissionais da escola durante o processo
avaliativo dos educandos com NEEs, pois nesse momento serão definidos os
recursos de TA (Tecnologia Assistiva) à serem utilizados pelos mesmos, o
professor de AEE ainda contribui com a capacitação dos demais profissionais da
escola e da comunidade, no próprio contexto escolar.
Tendo como uso o instrumento “Estudo de Caso” pelo professor do AEE fundamental
para o desenvolvimento eficaz de seu trabalho, quando por meio do conhecimento
das etapas do estudo: conhecimento do problema, identificação, análise e
resolução do problema, o professor poderá compreender melhor o contexto do
aluno, identificando os espaços e os sujeitos com os quais ele interage e convive
que podem ser fatores favoráveis às dificuldades apresentadas por ele e /ou que
venham a interferir em seu desenvolvimento (múltiplo), a partir de então
elaborar um plano que se não soluciona pelo menos minimize essas barreiras.
O Plano
do AEE deverá contemplar ações pedagógicas que possam atender as
necessidades específicas de cada aluno com NEE individualmente de forma a
garantir o acesso ao ambiente e aos conhecimentos escolares, a permanência, a
participação, a interação e o pleno desenvolvimento do aluno especial. Com
objetivos claros e bem definidos com organização, e atividades a serem
desenvolvidas, especificação dos materiais como de comunicação alternativa,
informática acessível, adequação de mobiliários dentre outros a serem utilizados
pelos mesmos, que já exista na escola bem como os que deverão necessitar de
ajustes/ou adequações ou que deverão ser adquiridos pela escola. O plano ainda
deverá contemplar os profissionais que poderão colaborar com ações propostas
pelo AEE, definir as parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento,
promover a produção de materiais e os mecanismos que serão utilizados para o
fortalecimento desses laços de apoio e de responsabilidade dos envolvidos no
atendimento especialido desses alunos.
Parnamirim 23/07/13
O texto contemplou todas as informações importantes discutidas no módulo!Parabéns !
ResponderExcluirO estudo de caso é muito importante para a realização do plano de AEE, suas etapas apontam caminhos para o planejamento das ações especifica de cada aluno.Parabéns!
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