terça-feira, 23 de julho de 2013

AEE_FechamentoMarineteMagalhães



AEE_Fechamento_Marinete Magalhães

      As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços que devem existir nas escolas regulares hoje para que nelas sejam realizado o Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/superdotação, por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagens centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, dando-lhes subsídios para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar de forma plena. E é nesse espaço que o professor de AEE deve atuar, o qual desempenha um papel importante quando exerce sua função de forma dinâmica e colaborativa com o professor de sala de aula regular, sendo ele o responsável em estabelecer contato inicial com o aluno com a família e com os profissionais de diferentes áreas do conhecimento que possam vir a contribuir com o desenvolvimento educacional dos alunos. Ele deve também participar e organizar encontros entre os profissionais da escola durante o processo avaliativo dos educandos com NEEs, pois nesse momento serão definidos os recursos de TA (Tecnologia Assistiva) à serem utilizados pelos mesmos, o professor de AEE ainda contribui com a capacitação dos demais profissionais da escola e da comunidade, no próprio contexto escolar.
    Tendo como uso o instrumento “Estudo de Caso” pelo professor do AEE fundamental para o desenvolvimento eficaz de seu trabalho, quando por meio do conhecimento das etapas do estudo: conhecimento do problema, identificação, análise e resolução do problema, o professor poderá compreender melhor o contexto do aluno, identificando os espaços e os sujeitos com os quais ele interage e convive que podem ser fatores favoráveis às dificuldades apresentadas por ele e /ou que venham a interferir em seu desenvolvimento (múltiplo), a partir de então elaborar um plano que se não soluciona pelo menos minimize essas barreiras.
     O Plano do AEE deverá contemplar ações pedagógicas que possam atender as necessidades específicas de cada aluno com NEE individualmente de forma a garantir o acesso ao ambiente e aos conhecimentos escolares, a permanência, a participação, a interação e o  pleno desenvolvimento do aluno especial. Com objetivos claros e bem definidos com organização, e atividades a serem desenvolvidas, especificação dos materiais como de comunicação alternativa, informática acessível, adequação de mobiliários dentre outros a serem utilizados pelos mesmos, que já exista na escola bem como os que deverão necessitar de ajustes/ou adequações ou que deverão ser adquiridos pela escola. O plano ainda deverá contemplar os profissionais que poderão colaborar com ações propostas pelo AEE, definir as parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento, promover a produção de materiais e os mecanismos que serão utilizados para o fortalecimento desses laços de apoio e de responsabilidade dos envolvidos no atendimento especialido desses alunos.
Parnamirim 23/07/13

2 comentários:

  1. O texto contemplou todas as informações importantes discutidas no módulo!Parabéns !

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  2. O estudo de caso é muito importante para a realização do plano de AEE, suas etapas apontam caminhos para o planejamento das ações especifica de cada aluno.Parabéns!

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