sábado, 25 de maio de 2013

Reflexões

Desafios e possibilidades de uma professora estudante
 Marinete Magalhães de Oliveira da Cruz, Nísia Floresta-RN- 25/04/13.

    Os desafios hoje para o “professor-aluno”, que trabalha de segunda a sexta feira, que tem dupla jornada de trabalho, em municípios diferentes, não é tarefa fácil de ser administrada. Mas, parece que quanto mais atividades têm, mais tempo dispõe para desempenhar tantos papéis. Sem contar que nossas atribuições não terminam quando acaba o dia, em especial as mulheres professoras que sabem bem o que estou falando, melhor que nossos colegas homens. Quando chegamos em casa no final do duplo expediente ainda somos desafiadas a enfrentar o cansaço e darmos conta de outras funções, cumprir com as tarefas domésticas; com as obrigações de mãe de filhos pequenos em idade escolar muitas vezes, como é meu caso, que necessitam de rotina diária e acompanhamento nas tarefas escolares. Reconheço que esse papel só saberei se fui eficiente a longo prazo, se consegui dar conta. Bem como sei que no dia a dia não o faço sozinha.
   Enfrento dois desafios no momento ao iniciar esse curso, contudo o considero favorável o fato de o mesmo ser à distância, primeiro desafio: superar o cansaço físico da “árdua batalha diária”,( pois acredito compartilhar com os demais colegas professores (as) dessa mesma característica), ou será particular, peculiar ao meu organismo? Talvez pelo fato de morarmos no Nordeste em condições de clima tão quente o que maximiza esse fator em comparação com professores de outras regiões. Em segundo lugar: é com relação a reorganização do meu tempo, de forma que não passe a “competir” com meus filhos pelo uso de um mesmo computador, pois no momento meu computador pessoal não se encontra disponível. Porém para acompanhar o ritmo das atividades desse curso que como os demais requer assiduidade e constância no acesso e participação, seja um curso presencial ou virtual como esse, fiz uma programação inicial bem prática; o acessar será no mínimo três horas por dia, das 20: h em diante, as segundas, quartas e sexta-feira, pois nesse mesmo horário na terça- feira e quinta- feira, não disponho de horário, pois faço outro curso nos referidos dias, “presencial”, o que não impede que acesse o  curso (EAD para o AEE) mesmo nesses dias.
    Para que não haja acúmulo de atividades, nem tão pouco prejuízo na aprendizagem individual nem do grupo do qual faço parte nesse curso à distância, fator essencial para o enriquecimento das discursões nesse ambiente “novo de aprendizagem” para mim, desenvolvido pelo mesmo e que gera significativos conhecimentos. Como se refere MORAN, texto 2 Contribuições para uma pedagogia da educação on line, pág. 8. “Autonomia e organização pessoal são indispensáveis para o processo de aprendizagem a distância sem interferências na aprendizagem do grupo”. Obtive por fim, a partir do primeiro encontro presencial a motivação definitiva que faltava para enfrentar esse curso à distância. Com a constatação de que é bem estruturado administrativo, tecnológica e pedagogicamente, pois mesmo antes do encontro acontecer houve o envolvimento dos professores cursistas, propiciado pala tutora, bem como pela “plataforma teleduc” então tive a incrível sensação que muitos professores já se conheciam, impressão que me trouxe maior tranquilidade e confiança neste curso à distância.
Referência: MORAN, José Manuel. Internet no ensino. Comunicação & Educação. V (14): janeiro/abril 1999, p. 17-26.

 

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