sábado, 25 de maio de 2013

Pesquisa

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: Marinete Magalhães de Oliveira da Cruz Jorge
Número da Turma: AEE2013T09ARNNATAL(a)
Estado / Município Polo: Natal/RN
Estado / Município Abrangência: Nísia Floresta/RN
Nome da Escola: Escola Municipal Francisca Pereira da Silva
Estado / Município da Escola: Nísia Floresta/RN
Data(s) da realização da pesquisa: 07/05/13

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.( X )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.(  ) Quantas? _____
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não ( X ). Quantas salas faltam? ___________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
( X )

Entre 10 e 20.
(  )

Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(X)
·         A demanda de alunos.
(X)
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X)
Rede Estadual.
( )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

X



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

X



Ponteira de boca ou de cabeça

X



Tesoura mola

X



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais

X



Plano inclinado
X




Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

X



Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.

X



Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.

X



Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

X



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
X




Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz                              
X




Teclados virtuais com varredura

X



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

X



Colmeia de acrílico para teclado

X



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

X



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

X



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

X



Mouse com plug para entrada de acionador

X



Monitor de tela de toque

X



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
X




Software leitor de tela
X




Software de OCR para leitura de texto impresso

X



Software para ampliação de tela
X




Reglete

X



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

X



Caderno para escrita ampliada

X



Lupa com luz, manual ou de mesa

X



Lupa sem luz, manual ou de mesa
X




Lupa eletrônica
X




Guia para assinatura

X



Máquina de escrever em Braille

X



Impressora Braille

X



Sorobã

X



Calculadora com retorno auditivo

X



Bengalas dobráveis

X



Relógio com retorno auditivo ou relevo

X



Jogos com sinalização em Braille ou relevo
X




Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

X



Sistema FM

X



CDs ou softwares em libras e português

X



Dicionário em libras

X



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo das LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

X




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores de AEE.
(  )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(  )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(  )
·         Orienta as famílias.
(  )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(  )
·         Outras. Especifique:
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? _____
·         Quantos são de outras escolas? ____

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim ( ). De que forma? __________________________________________________________________________________________________________________________
Não (X). Por quê?
Por que até então era desconhecido, a disponibilidade no Município do atendimento em AEE ofertado pelo mesmo, onde na verdade “não atua”.


10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(3)
·         Adequação de banheiros.
(X)
·         Sinalização sonora.
(X)
·         Alargamento de portas.
(X)
·         Sinalização visual.
(X)
·         Sinalização tátil.
(X)
·         Nenhuma adequação.   
(X)
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta: A escola não oferece o AEE.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (  ). Em que?
__________________________________________________________________________________________________________________________

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: ___________________________________________________
_____________________________________________________________

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: ___________________________________________________
_____________________________________________________________

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(  )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Não existe na escola nenhum espaço físico destinado à instalação da SRM (Sala de Recurso Multifuncional), apesar de matriculados na escola, alunos que necessitam desse espaço.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! assisti os vídeos, muito interessante essa troca de conhecimentos entre nós professores, é bastante enriquecedor e nos apontam caminhos para trabalhar com a educação inclusiva. Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Q bom q vc gostou Gizelda, estamos a cd atividade melhorar mais e mais.
      []Obrigada!

      Excluir
  3. Excelente seu blog, Marinete! Muito acessível e bem informativo. Continue "alimentando" com artigos importantes no campo da Educação Especial/Inclusiva.

    ResponderExcluir